Procura o vedante ideal para o seu produto? Hoje apresentamos-lhe 3 casos de sucesso da rolha de cortiça enquanto vedante para bebidas alcoólicas.
Sumário:
- A cortiça e o vinho – uma relação inseparável
- Cognac – a redescoberta da cortiça como o melhor vedante
- Rolha de cortiça – a solução ideal para o seu Bourbon
- Conclusão
1. A cortiça e o vinho – uma relação inseparável
O acoplamento entre o vinho e a rolha de cortiça já existe há milhares de anos. Os egípcios, os gregos e os romanos já usavam rolhas de cortiça, mas foi Dom Pérignon, um monge beneditino francês, que, no século XVII, construiu as bases da forte relação entre a cortiça, o vinho e o vidro da garrafa. Este substituiu as rolhas de madeira antiquadas, ineficazes e pouco fiáveis por rolhas de cortiça.
Desde essa altura, a ciência tendo vindo a corroborar aquilo que os nossos sentidos intuem: o vinho vedado com uma rolha de cortiça tem um sabor especial.
De acordo com a Universidade de Bordéus, a cortiça contribuiu particularmente para o desenvolvimento do vinho. As qualidades intrínsecas da rolha de cortiça, que a tornam durável, fácil de comprimir, impermeável, resistente à decomposição, à humidade e à luz, são a chave da sua eficácia, respeitando, verdadeiramente, a evolução do vinho e evitando a sua deterioração ao longo do tempo.
Curiosidade: Uma coleção de 168 garrafas de champanhe bem conservadas, encontradas há 200 anos no Mar Báltico, é a prova incontestável do poder de conservação das rolhas de cortiça.
2. Cognac – a redescoberta da cortiça como o melhor vedante
Durante anos, os produtores de bebidas espirituosas acreditaram que as rolhas de cortiça eram o melhor vedante. Contudo, com o passar do tempo, tornou-se claro que a rolha de cortiça não seria a melhor opção, pois o líquido enfraquecia a rolha – a cortiça tornava-se preta e as secções expostas ficavam tão danificadas que a rolha caía para dentro da garrafa.
Neste sentido, os produtores de brandy/cognac aconselham sempre a não deitar as garrafas durante o seu armazenamento. Adicionalmente, devido à sua porosidade, a evaporação é favorecida pelas pequenas quantidades de álcool e ar que podem passar.
Posto isto, as empresas produtoras de rolhas de cortiça investiram no desenvolvimento de uma solução, melhorando, significativamente, a sua qualidade. Isto foi conseguido através da introdução de misturas de cortiça semi-sintética e do revestimento do topo da garrafa com um material de cobertura ou cápsula, originando-se a rolha capsulada.
Encontrada esta solução, os colecionadores e investidores que adquirem garrafas de cognac vintage e de alta qualidade podem expectar que estes produtos mantenham as suas propriedades durante muito tempo.
3. Rolha de cortiça – a solução ideal para o seu Bourbon
Há muito que a rolha de cortiça e o Bourbon estão interligados. Aliás, se assistir a um filme western americano, deverá ver algum bartender a abrir uma garrafa de Bourbon vedada com uma rolha de cortiça.
Frequentemente, as rolhas de cortiça utilizadas nestas bebidas destacam-se mais que o próprio produto. Por exemplo, a Blanton’s, originária do Kentucky, tem como imagem de marca a cápsula em forma de cavalo. De facto, este elemento tornou-se colecionável, fazendo com que a marca venda a cápsula como um produto individual.
4. Conclusão
Em suma, os 3 casos apresentados são apenas alguns exemplos da excelência e performance que a rolha de cortiça tem alcançado ao longo do tempo. Se está à procura do vedante ideal para bebidas alcoólicas, escolha a rolha de cortiça para selar o seu produto.
Pretende apostar num packaging diferenciador para os seus produtos, através da utilização de rolhas de cortiça de alta qualidade? Entre em contacto connosco.