As tendências do mercado das bebidas espirituosas

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É proprietário ou trabalha numa empresa de bebidas espirituosas? Fique a par das principais tendências para este mercado e comece já a implementá-las no seu negócio.

Detalhe de duas pessoas a brindarem com whisky.

Neste artigo, vamos explorar as principais tendências do mercado global das bebidas espirituosas de luxo para que as possa começar a aplicar hoje, na sua empresa.

Sumário:

  1. Overview do mercado
  2. Bebidas espirituosas artesanais
  3. Produtos super-premium
  4. Embalagens sustentáveis
  5. Apelo à nostalgia
  6. Conclusão

1. Overview do mercado

Estima-se que o tamanho do mercado de vinhos e bebidas espirituosas de luxo alcance os US $123,4 biliões em 2027, crescendo a um CAGR (taxa de crescimento anual composto) de 5,1% durante o período de previsão de 2022-2027. Os vinhos e destilados enquadram-se na categoria de bebidas alcoólicas, divergindo apenas relativamente ao seu teor alcoólico: o vinho geralmente apresenta menos de 15%, enquanto as bebidas espirituosas têm mais de 30% de álcool. Algumas bebidas espirituosas comuns incluem tequila, whisky, cognac, rum, entre outras.

Os vinhos e bebidas espirituosas raros e vintage registaram um aumento da procura devido à percepção do seu maior valor e exclusividade. O desejo de uma experiência distinta e personalizada é um dos motivos do aumento do interesse neste tipo de produto. Os consumidores procuram produtos que tenham um sabor e uma narrativa únicos, bem como produtos que lhes proporcionem uma sensação de exclusividade e luxo.

A crescente influência ocidental entre as gerações mais jovens nos países em desenvolvimento, uma vez que, em 2021, a Europa representava 35% do mercado, é um dos muitos fatores definidos para impulsionar o crescimento da indústria de vinhos de luxo e destilados de luxo no período 2022-2027.

2. Bebidas espirituosas artesanais

Tal como acontece no mercado da cerveja, os destiladores artesanais estão a desempenhar um papel fundamental na indústria em geral, uma vez que cada vez mais consumidores procuram bebidas personalizadas e de alta qualidade, com ingredientes novos, interessantes e orgânicos.

Nos Estados Unidos da América, em 2018, o número de destilarias artesanais aumentou cerca de 15% e, nos próximos quatro anos, espera-se um crescimento CAGR, isto é, da taxa de crescimento anual composto, de mais de 18%.

Quadro com mensagem “Craft Spirits”, junto a um copo de cognac com gelo.

3. Produtos super-premium

À semelhança das bebidas espirituosas artesanais e da evolução para produtos mais sofisticados, existe uma tendência crescente no mercado de luxo, ou super-premium, uma vez que muitos consumidores preferem e investem neste tipo de produtos, em vez de bebidas de gama baixa.

De acordo com John Barrett, diretor comercial da Pernod Ricard USA, a premiumização é mais do que uma tendência, mas sim uma mudança cultural que irá crescer e evoluir nos próximos anos.

Entre 2014 e 2018, as bebidas espirituosas de luxo cresceram a um CAGR de 7%, em comparação com o mercado das mesmas em geral, que cresceu 2%.

Detalhe da rolha capsulada de uma garrafa de bebida espirituosa de luxo.

4. Embalagens sustentáveis

Por gerarem menos desperdício e serem mais eco-friendly, as embalagens sustentáveis são e continuarão a ser uma das principais características do produto para gerar vendas e lealdade dos consumidores à sua marca. De acordo com o diretor-geral da agência criativa Thirst US, Adam Spriggs, a compra orientada para os valores, entre eles o de sustentabilidade, está, neste momento, a passar de um fator de higiene expectável para um fator “nice-to-have”, mas, no futuro, tornar-se-á um elemento determinante no momento de compra e uma mais valia para as marcas que desenvolverem corretamente estas tendências.

Desta forma, a cortiça torna-se um elemento cada vez mais utilizado no packaging das bebidas espirituosas, especialmente em rolhas capsuladas, por ser um material 100% sustentável, único e altamente diferenciador, oferecendo elegância e requinte ao produto e comodidade ao consumidor.

Mostruário com várias garrafas de marcas premium de bebidas espirituosas.

5. Apelo à nostalgia

A nostalgia tem sido um tema recorrente no marketing das bebidas espirituosas. Por isso, permitir que os consumidores revivam a sua infância é um poderoso estímulo à compra que pode ser desbloqueado através de um simbolismo estético, criando “cápsulas do tempo experienciais”, digitalmente e/ou na vida real, e fazendo parcerias com celebridades e ícones dessas épocas.

6. Conclusão

O mercado das bebidas espirituosas premium está em clara expansão e tem um grande potencial ainda por explorar. Entre as várias tendências apontadas para os próximos anos, desde o crescimento de destilarias artesanais até à preocupação crescente com a sustentabilidade e valorização de uma experiência única por parte do consumidor, a cortiça desempenha um papel fundamental no que toca ao aumento do valor acrescentado do produto, por lhe conferir requinte, elegância e sustentabilidade.


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Fontes:

Allied Market Research

Unleashed

Bar & Restaurant

Industry ARC

Forbes

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