É proprietário ou trabalha numa empresa de bebidas espirituosas? Fique a par das principais tendências para este mercado e comece já a implementá-las no seu negócio.
Neste artigo, vamos explorar as principais tendências do mercado global das bebidas espirituosas de luxo para que as possa começar a aplicar hoje, na sua empresa.
Sumário:
- Overview do mercado
- Bebidas espirituosas artesanais
- Produtos super-premium
- Embalagens sustentáveis
- Apelo à nostalgia
- Conclusão
1. Overview do mercado
Estima-se que o tamanho do mercado de vinhos e bebidas espirituosas de luxo alcance os US $123,4 biliões em 2027, crescendo a um CAGR (taxa de crescimento anual composto) de 5,1% durante o período de previsão de 2022-2027. Os vinhos e destilados enquadram-se na categoria de bebidas alcoólicas, divergindo apenas relativamente ao seu teor alcoólico: o vinho geralmente apresenta menos de 15%, enquanto as bebidas espirituosas têm mais de 30% de álcool. Algumas bebidas espirituosas comuns incluem tequila, whisky, cognac, rum, entre outras.
Os vinhos e bebidas espirituosas raros e vintage registaram um aumento da procura devido à percepção do seu maior valor e exclusividade. O desejo de uma experiência distinta e personalizada é um dos motivos do aumento do interesse neste tipo de produto. Os consumidores procuram produtos que tenham um sabor e uma narrativa únicos, bem como produtos que lhes proporcionem uma sensação de exclusividade e luxo.
A crescente influência ocidental entre as gerações mais jovens nos países em desenvolvimento, uma vez que, em 2021, a Europa representava 35% do mercado, é um dos muitos fatores definidos para impulsionar o crescimento da indústria de vinhos de luxo e destilados de luxo no período 2022-2027.
2. Bebidas espirituosas artesanais
Tal como acontece no mercado da cerveja, os destiladores artesanais estão a desempenhar um papel fundamental na indústria em geral, uma vez que cada vez mais consumidores procuram bebidas personalizadas e de alta qualidade, com ingredientes novos, interessantes e orgânicos.
Nos Estados Unidos da América, em 2018, o número de destilarias artesanais aumentou cerca de 15% e, nos próximos quatro anos, espera-se um crescimento CAGR, isto é, da taxa de crescimento anual composto, de mais de 18%.
3. Produtos super-premium
À semelhança das bebidas espirituosas artesanais e da evolução para produtos mais sofisticados, existe uma tendência crescente no mercado de luxo, ou super-premium, uma vez que muitos consumidores preferem e investem neste tipo de produtos, em vez de bebidas de gama baixa.
De acordo com John Barrett, diretor comercial da Pernod Ricard USA, a premiumização é mais do que uma tendência, mas sim uma mudança cultural que irá crescer e evoluir nos próximos anos.
Entre 2014 e 2018, as bebidas espirituosas de luxo cresceram a um CAGR de 7%, em comparação com o mercado das mesmas em geral, que cresceu 2%.
4. Embalagens sustentáveis
Por gerarem menos desperdício e serem mais eco-friendly, as embalagens sustentáveis são e continuarão a ser uma das principais características do produto para gerar vendas e lealdade dos consumidores à sua marca. De acordo com o diretor-geral da agência criativa Thirst US, Adam Spriggs, a compra orientada para os valores, entre eles o de sustentabilidade, está, neste momento, a passar de um fator de higiene expectável para um fator “nice-to-have”, mas, no futuro, tornar-se-á um elemento determinante no momento de compra e uma mais valia para as marcas que desenvolverem corretamente estas tendências.
Desta forma, a cortiça torna-se um elemento cada vez mais utilizado no packaging das bebidas espirituosas, especialmente em rolhas capsuladas, por ser um material 100% sustentável, único e altamente diferenciador, oferecendo elegância e requinte ao produto e comodidade ao consumidor.
5. Apelo à nostalgia
A nostalgia tem sido um tema recorrente no marketing das bebidas espirituosas. Por isso, permitir que os consumidores revivam a sua infância é um poderoso estímulo à compra que pode ser desbloqueado através de um simbolismo estético, criando “cápsulas do tempo experienciais”, digitalmente e/ou na vida real, e fazendo parcerias com celebridades e ícones dessas épocas.
6. Conclusão
O mercado das bebidas espirituosas premium está em clara expansão e tem um grande potencial ainda por explorar. Entre as várias tendências apontadas para os próximos anos, desde o crescimento de destilarias artesanais até à preocupação crescente com a sustentabilidade e valorização de uma experiência única por parte do consumidor, a cortiça desempenha um papel fundamental no que toca ao aumento do valor acrescentado do produto, por lhe conferir requinte, elegância e sustentabilidade.
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Fontes: