O Impacto da Responsabilidade Social: A Nossa História

Share

Acreditamos que a responsabilidade social é fundamental para o sucesso da nossa empresa. Desde 1979, ano em que a J.A.Beira foi fundada, estamos comprometidos em fazer a diferença na comunidade e no mundo. Nos últimos 10 anos, temos investido continuamente nesta área, tendo estabelecido parcerias com associações locais e nacionais. Saiba quais!

vários voluntários da J.A.Beira a participar numa ação de responsabilidade social
Designed by Freepik1

Sumário:

  1. Uma mensagem do CEO sobre responsabilidade social
  2. Análise detalhada às nossas parcerias
  3. O impacto da responsabilidade social na J.A.Beira
  4. Como pode ajudar?
  5. Conclusão

1. Uma mensagem do CEO sobre responsabilidade social

“Ciente da responsabilidade e papel que a J.A.Beira desempenha, como empresa familiar, e perante a sociedade, temos vindo a desenvolver, nos últimos 10 anos, um papel ativo em causas e organizações, com maior empenho. Iniciámos este caminho com o Paraíso Solidário, um projeto inserido maioritariamente na área geográfica onde estamos localizados, em Vilar do Paraíso, Vila Nova de Gaia, e que visa o apoio a famílias e pessoas desfavorecidas com necessidades especificas. Desde então, temos apoiado outro tipo de instituições, providenciando contributos e potenciando a imagem e atividades desempenhadas pelas mesmas.

Alargámos, assim, o nosso apoio à Associação Portuguesa de Fertilidade, aos Bombeiros Voluntários de Valadares e, mais recentemente, à Make-A-Wish Portugal, através do apoio na concretização/realização de um desejo. Para além disto, entrámos em 2024 com um nova instituição-parceira, a Cercigaia, num projeto que visa o apoio a pessoas com deficiências. Este projeto também está aliado à sustentabilidade, através da reciclagem/separação dos materiais presentes nas rolhas capsuladas. A possibilidade de apoiarmos e nos associarmos a causas tão nobres, enche-nos de orgulho e ajuda-nos a deixar uma pegada solidária, enquanto as divulgamos.”

José Alberto Beira, CEO

CEO da J.A.Beira, José Alberto Beira, a escrever no seu computador

2. Análise detalhada às nossas parcerias

2.1. Paraíso Solidário

Iniciámos a colaboração com o projeto “Paraíso Solidário”, um dos apoios do Centro Social S. Pedro de Vilar do Paraíso, há cerca de 10 anos. Esta iniciativa intervém socialmente no âmbito do acompanhamento de famílias e pessoas que apresentem diversas problemáticas nas áreas do emprego, educação, habitação, saúde, etc.

A J.A.Beira faz, desde então, um donativo monetário mensal e, na época natalícia, realiza uma angariação de bens alimentares, junto dos seus funcionários, assim como o apadrinhamento de crianças, oferecendo-lhes presentes de Natal. Para além disto, em 2019, contribuiu para a compra de uma carrinha utilizada para transportar os utentes da associação.

Miniatura em acrílico da carrinha oferecida pela J.A.Beira ao Paraíso Solidário

2.2. Associação Portuguesa de Fertilidade

Esta instituição desenvolveu um programa de ação que, tendo começado por colocar a infertilidade na agenda pública, se centra hoje no apoio e na inclusão (legal e social) de todas as pessoas com esta condição.

No âmbito do brinde de Páscoa de 2023, fizemos um donativo em nome dos nossos clientes para esta instituição. Após esta ocasião, divulgámos a missão da instituição e atividades realizadas pela mesma nas nossas redes sociais.

Pai a dar a mão ao seu filho recém-nascido
Designed by Freepik2

2.3. Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valadares

Esta associação tem como escopo principal a proteção de pessoas e bens, como o socorro a feridos, doentes ou náufragos e a extinção de incêndios, detendo em atividade, para o efeito, um corpo de bombeiros voluntários.

A parceria com a AHBVV teve início em junho de 2023 e tem vindo a abranger mais áreas de atuação. Para além de sermos sócios-empresa, através de donativos mensais, já realizámos ações de formação e sensibilização, simulacros de incêndio, venda de rifas solidárias e, mais recentemente, a colaboração com a clínica B.V.Vida na realização de aulas bissemanais de pilates para as nossas funcionárias.

6 colaboradoras da J.A.Beira na aula de pilates, na clínica B.V.Vida

2.4. Make-A-Wish Portugal

A missão da Make-A-Wish Portugal é a realização de desejos a crianças e jovens, dos 3 aos 17 anos, em todo o território nacional, com doenças graves, progressivas, degenerativas ou malignas, proporcionando-lhes um momento de força, alegria e esperança.

Esta instituição conta com o apoio da J.A.Beira desde outubro de 2023, altura em que incluímos artigos da sua montra solidária nos brindes de Natal para clientes. Já em 2024, apadrinhámos o desejo de uma criança, participámos no Wish Challenge (ação de teambuilding) com 9 dos nossos funcionários e fizemos destas atividades o mote dos brindes de Páscoa de 2024, tendo adquirido mais artigos da montra solidária para o efeito.

Equipa da J.A.Beira durante a participação atividade de responsabilidade social Wish Challenge, da Make-A-Wish Portugal

2.5. Cercigaia

A Cercigaia foi fundada em 1977 e, hoje, apoia cerca de 300 crianças, jovens e adultos. A sua missão é alcançar a autonomia e a socialização da pessoa portadora de deficiência e a promoção do bem-estar individual, favorecendo a sua inserção nos diferentes ambientes em que qualquer cidadão se movimenta. Têm a sua sede em Canidelo, Vila Nova de Gaia.

Esta é a nossa mais recente parceria, tendo, naturalmente, uma vertente de responsabilidade social, mas também de sustentabilidade. Esta iniciativa baseia-se na reciclagem de rolhas capsuladas rejeitadas, através do método da descolagem entre a rolha e a cápsula, por calor, feita pelos seus utentes. Assim, apoiamos esta instituição e conseguimos reintegrar estas rolhas na nossa produção, promovendo a sustentabilidade. Até agora, já reciclámos mais de 13.000 rolhas em colaboração com a Cercigaia e pretendemos que esta seja uma parceria bem-sucedida e duradoura!

Utente da Cercigaia a realizar o processo de reciclagem de rolhas, por calor

2.6. Hospital São Sebastião

No caso do Hospital São Sebastião, situado em Santa Maria da Feira, foi feito um donativo para a compra de uma unidade móvel de raio-X, em plena pandemia por COVID-19, em 2020. Estes aparelhos foram e são muito usados, pois podem ser movidos com maior facilidade e automatizam o fluxo de trabalho, enquanto garantem uma alta resolução. Na pandemia, ajudaram no combate à COVID-19, uma vez que evitavam a exposição dos profissionais de saúde à radiação, além de permitirem o seu manuseamento respeitando o distanciamento social entre pacientes.

Equipa médica do Hospital São Sebastião e o equipamento portátil de raio-X adquirido em ação de responsabilidade social

3. O impacto da responsabilidade social na J.A.Beira

A soma de todas estas colaborações têm um impacto muito positivo para a cultura organizacional da J.A.Beira. Sobretudo, sentirmos que impactamos positivamente a comunidade e a sociedade, promove uma dimensão humana que é muito valiosa para nós.

Em especial, a ação de teambuilding realizada na sede da Make-A-Wish foi a atividade que teve maior impacto e que mais contribuiu para o estreitamento de ligações entre os membros da nossa equipa. No futuro, esperámos realizar mais iniciativas deste tipo, incluindo mais colaboradores de várias áreas da empresa.

8 membros da equipa da J.A.Beira aquando da visita à Make-A-Wish Portugal, em Lisboa

4. Como pode ajudar?

Colocamos os websites de todas as instituições mencionadas, para que possa apoiar estas causas ou informar-se sobre as mesmas:

  1. Paraíso Solidário
  2. Associação Portuguesa de Fertilidade
  3. Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valadares
  4. Make-A-Wish Portugal
  5. Cercigaia
  6. Hospital São Sebastião – Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

5. Conclusão

Em suma, explorámos o conceito de responsabilidade social e como a J.A.Beira a tem implementado na sua atividade. Através de parcerias com várias instituições, a empresa tem procurado fazer a diferença na comunidade e no mundo. Com isto, pretendemos solidificar a nossa imagem e aumentar a retenção dos colaboradores, mas, sobretudo, contribuir para causas tão importantes. Acreditamos que a responsabilidade social é um compromisso de todos. Juntos, podemos fazer a diferença!


  1. Freepik ↩︎
  2. Freepik ↩︎

Related Articles